- Área: 600 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2013 um edifício com personalidade encantadora foi encontrado no n.74 do dinâmico Largo de São Domingos, no Porto.
Entre um conjunto de edifícios habitacionais este destacou-se pela austeridade de sua fachada e o interior aberto grande e livre, características de um armazém de ferro velho.
O objetivo principal do projeto era transformar um espaço amplo e profundo em um hotel charmoso, mantendo sua atmosfera original.
O interior do edifício foi concebido com um pátio central, permitindo muita luz interior e espaços vívidos. Uma escada leve mostra a verticalidade de seus 6 pavimentos e as circulações horizontais foram misturadas com salas de estar, criando amplas e generosas áreas comuns.
Os materiais foram escolhidos para melhorar esta dualidade entre um armazém e um hotel - matérias-primas como ferro e concreto, aparecem em contraste com a madeira clara, tecidos finos, veludo e tapetes confortáveis.
A recepção e a sala de estar principal foram concebidas voltadas para a rua. A partir daqui, descendo uma escada que se sobrepõe à rampa pré-existente de pedra, encontramos o refeitório, servido por uma cozinha.
Os pavimentos superiores foram reservados para os dormitórios, todos com banheiro privativo. Ao subir o edifício, é possível se deparar com alguns momentos surpreendentes, como o terraço de frente para a Catedral do Porto ou a cobertura no último pavimento, que permite uma experiência única através da forma requintada do teto.